sexta-feira, 3 de fevereiro de 2006


Ontem fui à estreia do Munich!

Supostamente nas compras...e acabei por ir com a Bárbara ver a estreia deste filme do Spielberg. Foi fixe, mas o filme é longo e hoje demanhã é que foram as dores para me descolar da cama.

Quanto ao filme, já conhecia a história, uma vez que se baseia em factos reais sobre o atentado terrorista dos palestinianos sobre uma equipa de 11 atletas israelitas. Quanto a mim, o filme está bem feito, puxadote quanto baste e mesmo para quem não sabe o que se passou, na minha opinião está bem explicado e tem diálogos e ideias bem interessantes do ponto de vista do conflito israelo-palestiniano.

Revela o desenrolar do atentado mas especialmente descreve como decorreu a vingança de Israel a este atentado e como a situação evoluiu para o que conhecemos na realidade actual. O personagem principal, Avner, é contratado, pelo governo Israelita sob condição de oficialmente não existir qualquer contrato ou conhecimento da sua existência. A sua função é juntamente com uma pequena equipa (também ela oficialmente desconhecida), executar um plano de vingança sobre os autores do atentado aos 11 altetas. Uma cena que gostei particularmente foi uma cilada feita a este grupo de Avner em que vão parar a um quarto com outro grupo de terroristas palestinianos! Com alguma tensão de início, Avner e os seus colegas, conseguem convencer os palestinianos que são membros da ETA e acabam por passar a noite todos no mesmo quarto! Na sequência e nessa mesma noite, Avner e Ali, lideres dos dois grupos, dialogam calmamente sobre o conflito que existe entre Palestinos e Israelitas. Muito interessante!

Mais interessante se revela esta cena porque vem abrir outro episódio em que Avner está na execução de um dos assassínios planeados e vê a sua missão dificultada pela acção do grupo de Ali que protegia a vítima. Existe uma tensão maior quando Avner acaba por ter de matar Ali e isso marca-o bastante.

Bom...já estou a desvendar bastante do filme e não vos quero estragar a surpresa! Vão ver o filme que acho que não vão ficar desiludidos.

Bons Filmes

3 comentários:

Unknown disse...

hehehe pois...só no fim é que vi o quanto me estiquei no comentário...mesmo assim acho que vale a pena ir ver!

Quanto à imagem de marca...já lá vamos.

Anónimo disse...

Ora, e eu que vinha á espera de um comentário ao fim-de-semana desportivo...
Munique? E Leiria?
PS-hehehehhehe...

Nelson Ivan disse...

Vi ontem o filme. Muito fixe mesmo. O meu comentário ao filme, em breve no Foxy.