terça-feira, 4 de outubro de 2005

6ª Jornada - Começa a recuperação!

Nem sabem o quanto me apeteceu escrever isto ontem mas a razão levou-me a esperar por hoje para que pudesse. Sim, tinha de esperar pelo resultado do meu Benfica para fazer uma análise completa, n'est pas?

Vamos então a factos...

Sporting, o Sporting, depois de ser afastado da Liga dos Campeões e posteriormente da Uefa, caminha a passos largos para descambar completamente. Os sócios falam do Peseiro, mas apesar de concordar que ele também é responsável, acho que grande parte da culpa é dos jogadores. sim dos jogadores.

O mais caricato é que os sócios falam tanto (ou falavam) que o Sporting é que pratica melhor futebol, que tem o melhor plantel...este ano, para mim perderam um jogador que fez com que os sportinguistas elegecem o Moutinho como o melhor jogador, o futuro Figo, etc. , é verdade, venderam o Rochemback, que apesar de ser um jogador lento, libertava muito o Moutinho para outras andanças...Este ano que jogos é que o Moutinho fez de jeito? ou pelo menos identicos ao ano passado? Depois têm um jogador que para mim, deviam tê-lo vendido logo, o Liedson. Para mim continua a ser o mesmo jogador, tem muita raça, oportunidade e corre o campo. Simplesmente tem a seu lado um jogador que lhe não o complementa e até estraga o jogo, que é o Deivid. Na minha opinião, não podem jogar os dois juntos e como o Liedson também não queria ficar....vendiam-no. Vamos ver até onde isto vai parar.

Porto

Tem optimos jogadores, um treinador de ataque (era bom que todos quisessem jogar como ele quer) que infelizmente tem de perceber que nos dias de hoje não é possivel ir longe a pensar o futebol como ele gosta. Pelo menos com a defesa que ele tem, pois se é certo que tem grandes jogadores de ataque e meio campo, na defesa o mesmo não acontece. E depois acontecem destas coisas....na Liga dos Campeões está praticamente afastado (tenho poucas dúvidas) e no nosso campeonato, se as equipas começarem a perceber bem o seu jogo, também vai ter muitos dissabores. Já no ultimo jogo com o Marítimo, uma equipa que só tinha dois pontos até jogar com o Porto, com treinador que mal teve tempo de pegar na equipa e que apesar de estar empatada ao entrevalo, poderia (se tivessem deixado) ter arrumado o jogo ainda na 1º Parte, caso tivessem validado o golo que era golo e assinalado o penalti que era penalti.

Glorioso Benfica,

Está a crescer! os jogadores começam a ambientar-se ao treinador e o treinador começa a entender que jogadores tem. As exibições começam a ser mais convincentes e começa-se a notar a força interior deste grupo de trabalho. Já começam a dar sinais de união e de trabalhar para um único resultado que é ser campeão. É natural que haja falhas e também o plantel não é perfeito, mas penso que tal como na época passada, se trabalharem todos para o mesmo objectivo, se mantiverem a concentração e se se ajudarem mutuamente, podemos chegar lá! Só falta mesmo é o público ajudar, sim porque se temos um estádio maior que os outros, também temos de ter mais público no nosso estádio que os outros clubes, não chega ter as mesmas pessoas.

Neste jogo com o Guimarães, houve coisas que não estiveram bem.

Começando pelo guarda-redes, poderão já estar a pensar que estou maluco porque o Moreira fez uma excelente defesa, mas para mim, o Moreira não apresenta a mesma segurança nas saidas da baliza, nos cantos e livres. E transmite essa insegurança aos companheiros da defesa.

Outro ponto é a insistencia na utilização do Ricardo Rocha em vez do Anderson...simplesmente não compreendo...se alguem me conseguir explicar... Não quero dizer que o Rocha não é bom, porque acho que é bom defesa, mas arrisca muito o cartão e se temos o Anderson, que é igualmente (ou mais) eficaz, sem fazer metade das faltas ou entradas perigosas, porquê a insistência no Rocha???? enfim...

Julgo que o nosso meio-campo não jogou bem, não pressionou ( o Manel devia estar com medo de meter o pé para não ser penalizado e assim não poder jogar com o Porto) e foi necessário já quase no final o Karagounis entrar, para espicaçar os outros jogadores. Ainda em relação ao meio-campo, o Petit não devia ter ficado até ao final do jogo com uma entrada daquelas.

Na frente, o Geovanni, continua numa de mostrar inconsistencia...se ele conseguisse manter a mesma vontade do principio ao fim do jogo...ninguém punha em causa que ele tinha de ser tão titular quanto o Simão (que curiosamente esteve muito apagado no 1º tempo). O Miccoli, apesar de libertar muito o Gomes, penso que está muito pesado e lento para aquilo que pode fazer. O Nuno Gomes anda nas nuvens por ter um jogador para jogar com ele na frente, mas apesar de marcar golos, ainda falha demasiados...

Bom, isto já vai extenso, pelo que esperemos pela 7ª jornada daqui a 15 dias....entretanto Força Portugal, vamos arrumar com a questão do apuramento!

Abraços,

9 comentários:

Anónimo disse...

São assim mesmo os lampiões ... só falam quando as coisas começam a estar bem para o lado deles, e foi preciso chegar à 6ª jornada.

Atenção que a 7ª Jornada tem um Porto-Benfica!!!

A piada do dia hoje, foi "Foram à capital do móvel e não fizeram a cama ao Peseiro"

Unknown disse...

Não é bem assim...as coisas ainda não estão suficientemente bem para nós, se leste o comentário até ao fim...e não é tão curto quanto isso hehehe...podes verificar que também critico o meu clube.

viste o último eclipse?

Anónimo disse...

Ainda sobre a apreciação ao Sporting, não concordo totalmente com a tua opinião. É assim, claramente que o Rocha era uma mais valia para o Sporting e para o Moutinho, porque eles completavam-se muito bem. Por isto mesmo foi mal perdido pelo Sporting, mas se formos a ver bem as coisas, iamos perder o Rochemback de qualquer maneira. O grande problema é que temos um incompetente que no inicio do ano colocou o Moutinho a jogar nas alas (mesmo quando ainda tinhamos o Rochemback) e quando entrou o João Alves na equipa, resolveu colocar o Moutinho no meio (e bem) mas com o João Alves no meio tb (incompetência) e ainda para mais quando o João Alves não está entrosado com a equipa. Por falar em entrosamento, há outro jogador que não se encontrou na equipa que é o Loureiro. Percebe-se muito bem através dos inúmeros cartões amarelos que já tem, não consegue fechar convenientemente os espaços que o meio campo deixa e depois é obrigado a fazer falta. Com todas estas circunstâncias, e tb com o facto de o Moutinho se tornar cada vez mais a referência da equipa, ele não tem sido visto com elemento diferenciador no jogo do Sporting.
Liedson e Deivid, ainda vou esperar para dizer da minha opinião. Tenho as minhas ideias, mas não digo nada por enquanto.

Mais uma achega: o Moutinho e o João Alves têm o mesmo tipo de movimentação no jogo, são jogadores de movimentos verticais. Por isso muitas vezes chocam entre eles nas acções de jogo. O Rochemback tinha uma movimentação Horizontal, por isso completava bem com o Moutinho. É esta a minha humilde ciência de futebol.

Unknown disse...

não disse que a venda do Rochemback tenha sido mau negócio, visto que ainda fizeram dinheiro com ele. Quanto ao Moutinho, no entanto, penso que estão a proceder mal ao o colocarem como referencia da equipa....mas isso é outra história...

O joão alves tem condições para ser uma referencia do sporting e quanto ao Loureiro...tenho dúvidas se ele se vai encontrar hehehe

Anónimo disse...

Sendo o Moutinho o único jogador que pega na equipa, penso que ele por si só se auto-referência. Também concordo que ele não deveria sozinho ter essa responsabilidade, mas que raio, o Custódio e Carlos Martins, que na minha opinião seriam os grandes ajudantes do Moutinho(e vice-versa), andam sempre com lesões "atípicas". Até por aqui há uma dose de incompetência vinda de onde bem sabemos.

O João Alves temos de dar o tempo ao tempo e esperar que se encontre o lugar certo para ele jogar.

O Loureiro, enfim ... só marcou mesmo um dos golos ao Benfica, ehehehe!!!

Unknown disse...

agora é que estragaste tudo ò Nelson....tavas a defender bem a tua tese mas agora borraste a pintura toda...

então os suportes do Moutinho seriam o Custódio e o Carlos Martins? esses grandes jogadores???
O Custódio, gostava de saber onde foram buscar que é grande jogador...será porque não erra um passe no raio de 3 metros? sim porque pede para ele fazer um passe em profundidade e vais ver...pior que ele só o Bruno Vale do Porto hahaha, e o Carlos Martins...nem tenho palavras...

Anónimo disse...

Primeiro: Já viste o Sporting a jogar com o Custódio e sem Custódio?

Segundo: Já viste a dinâmica que o Carlos Martins dá ao meio campo do Sporting?

Quanto ao Custódio, não são os passes que ele faz, mas sim o jogo posicional que tem dentro do campo.

Sobre o C.Martins, tem um grande problema, eclipsa-se durante vários períodos do jogo, mas quando joga é fantástico. Falta-lhe confiança e regularidade.

Aceito os teus comentários, porque não vês os jogos ao vivo. É bastante diferente ver ao vivo e na TV.

E em Breve http://360.yahoo.com/nicg24/

Unknown disse...

Antes do meu comentário, queria fazer uma pequena correcção ao meu comentário anterior, quando falei Bruno Vale, queria referir-me obviamente ao Bruno Alves (esse sim não faz um passe em profundidade)

agora sim...
Caríssimo, não é por ver jogos ao vivo que os jogadores vão jogar melhor...nem tão pouco ficam melhor para a fotografia :)

Em relação ao Carlos Martins posso colocar a questão de outra forma, será que o Carlos Martins é um jogador mediano e que quando o eclipse acontece...joga melhorzito?

Em relação ao Custódio...é um jogador de meio-campo que joga simples e prático...assim que tem a bola, passa-a de preferencia em passes curtos para que não erre. é claro que quando a bola passa por um jogador e jogo flui (ou pelo menos não há perda de bola) esse elemento pode ser encarado como
bom...para uma equipa de pequena dimensão! No caso do Sporting, acho que faria sentido um pouco mais que isso, talvez mais como o Rochemback, mas um pouco mais rápido (têm visto ele em Inglaterra!? Será o mesmo???)porque é um jogador mais completo, arrisca, etc.

Anónimo disse...

Respondendo à tua questão em relação ao Carlos Martins, eu pessoalmente considero que o Carlos Martins é de facto um grande jogador. Espero que o tempo me dê razão e ... as lesões "atípicas" não lhe deêm cabo da carreira.
O Custódio, é daqueles jogadores que um equipa precisa sempre, porque têm uma característica, que é saber jogar sem bola. E quando é preciso está sempre no sitio certo, antecipando-se muitas vezes aos lances, por isso mesmo acho que tb é um grande jogador. Quando falei que é diferente ver o futebol na TV, é mesmo sobre este aspecto aonde se percebe o tipo de movimentações que os jogadores fazem.