segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

E rápidamente passamos ao 31º!

...desta vez para falar do acontecimento deste fim de semana....não, não foi mais uma vitória do Glorioso e muito menos a ausência do Baia na equipa do Porto. Foi a eleição do xôr Presidente! Cavaco Silva foi o eleito, com 50,6% dos votos e o adversário que mais perto dele ficou, foi o destemido Manuel Alegre. Como grande derrotado temos o Marocas e porque não, o Louçã. Passo a explicar:

1º eleito o Cavaco. Podemos dizer que foi mesmo, mesmo à rasca, que se livrou da 2ª volta, mas também é verdade que, desde o 25 de Abril, é a 1ª vez que temos um Presidente da República de Direita. Vamos ver como vai ser a "Estabilidade" que o País necessita. Se Governo e Presidente se vão entender, ou se o caldo vai entornar.

2º O 2º vencedor da noite. Manuel Alegre, à revelia do seu partido, apresentou a sua candidatura e logo se ouviram vozes de que já estava arrumado e que muito provavelmente nem levaria a candidatura ao fim. Cedo deu mostras que estavam enganados e mostrou que estas eleições não se regem pelo apoio de partidos mas sim pelas pessoas e pelos seus perfis. Já Cavaco ganhou grande ascendente em relação aos seus opositores, pela maneira como soube lidar com os ataques (muitas vezes, pessoais) de que foi alvo e deixou que o próprio povo condenasse a atitude de alguns (principalmente Soares e Louçã). Também o poeta soube de certa forma gerir esta situação e isso veio a mostrar-se na votação final. Fica agora a dor de cabeça para o PS de como irá reagir a este resultado.

3º Mario Soares e Louçã. Sem dúvida (para mim) os grandes derrotados destas eleições. Soares, cedo começou a dar tiros nos pés com a estratégia seguida. A constante marcação cerrada a Cavaco com sucessivos ataques mal medidos levaram muita gente de Esquerda a optar por Alegre...e Cavaco! Xôr Marocas, com ofensas e tentativas de diminuição dos adversários, não é postura para um Presidente de TODOS os Portugueses, penso que todos concordam que devemos respeito a todos, independentemente das suas ideias ou orientações políticas. Penso que foi esse o principal erro de Mario Soares. E que caro ele pagou por esta estratégia. Um homem que até tinha uma boa imagem dentro e fora de Portugal, acaba por desta forma sair (?) de cena. Temos pena! ah...já me esquecia, Louçã! Também ele pecou pela mesma estratégia mas conseguiu dar menos nas vistas, também em parte porque não tem a mesma presenca do Marocas. Também ficou patente que não tem mais força que o seu partido, ao contrário do que se poderia pensar.

4º Jerónimo e Garcia. O "Mestre da Malha" pode se dar por contente com este resultado. veio certamente da mais vida ao seu partido e pelos vistos ainda mexe por uns anos. O candidato Garcia Pereira, aparecido quase no fim, foi uma lição de como a comunicação social tem também grande peso na votação final.

Digam de vossa justiça!

5 comentários:

Anónimo disse...

épa ... é que nem mais. tá dito e bem dito!

De qualquer maneira relevo o seguinte: um presidente da República tem de mostrar respeito, e uma coisa que realmente me deixou em algumas situações boquiaberto, foi a quantidade de ataques pessoais feitos ao Cavaco. Praticamente a campanha foi contra o Cavaco e não contra as ideias da direita. (acho que o Cavaco até nem fez uma campanha de diálogo e discussão de ideias, mas também com os outros a dar tiros nos pés, nem valia a pena meter-se ao barulho)

Outro tiro no pé da esquerda é que entrou com vários candidatos e parece-me que 2 deles, candidataram-se só para derrubar o Cavaco e não para Presidente da República. (Tiro pela Culatra) Em linguagem de guerra, digamos que a direita dividiu a esquerda para a conquistar.

Durante a campanha, eu pensei na seguinte pergunta para fazer a cada um dos candidatos e gostava imenso de saber da resposta de cada um, A pergunta era:
"Conscientemente, candidata-se para ser Presidente da República?" (resposta de sim ou não)

De resto, espero que as laranjas do Algarve sejam de boa colheita e um boa laranjada sabe sempre bem.

Unknown disse...

A questão que colocas faz muito sentido, tanto ao candidato de direita como da esquerda. Mais parecia que todos queriam mandar, mandar, mandar.

Anónimo disse...

Viva!
Não venho aqui para falar de politica, mas para dar os parabéns pela marca registada! 31 é fruta! Sim Senhor!
Agora par o 32, cheira-me que vai demorar... mas podemos falar do 31 (Liedson)... heheheh
O Leão (de volta...)

Unknown disse...

seja bem aparecido xôr Leão...tem andado muito em baixo...tipo 5º..hehehe Continue a colocar os seus comentários que são sempre bem vindos.

Anónimo disse...

Olá manocas

Vamos lá ver se é desta! Deves saber do que é que eu estou a falar.EHEHEHEHEH
Bem cá para mim,cada um colhe o que semeia e apesar de não concordar com as campanhas que se baseiam na crítica aos adversários, o Professor Cavaco fez algumas asneiras e vai daí que algumas pessoas não as esqueceram, tendo por isso, aproveitado esta ocasião para manifestar o seu descontentamento.
Vamos ver o que isto vai dar!